Rumo à Festa

Cantamos na missa das 19h de domingo na paróquia da Amadora. Somos jovens... e menos jovens mas sempre com vontade de continuar a cantar porque: CANTAR É REZAR DUAS VEZES!

segunda-feira, abril 24, 2006

Laudate Dominum com direito a aplauso

Este foi decerto um momento de consternação para nós, mas de gratidão da assembleia para connosco pelo esforço e empenho que temos tido relativamente à animação da Celebração Eucaristica das 19h de Domingo através do canto. Pessoalmente interpreto as palmas como o estado de alma de uma assembleia que rejubilou e louvou connosco, concretizou-se espontaneamente o "Povos batei palmas, aclamai a Deus com Jubilo, Aleluia, Aleluia, Aleluia!"

Homens e Mulheres do RAF, poderemos até ser acusados de exibicionismo, mas o mérito ninguém nos pode tirar, mérito, não por sermos "muita bons", mas por contagiarmos uma assembleia que cada vez mais se torna participativa e alegre na festa da comunhão e da Páscoa do nosso Adorado Cristo.

Como participante no ICNE Lisboa 2006, em representação da nossa Paróquia, só posso dizer que Nova Evangelização é isto mesmo...é levar Cristo Vivo ao coração daqueles que ainda não conseguiram ressuscitar com Ele... é como aquele que ontem se dirigiu a nós, no final, e nos pediu a letra e a pauta do Laudate Dominum, "porque ía a passar lá fora e ouvi " e...tão simplesmente, entrou e se dirigiu a nós... só por isto já se fez Nova Evangelização...porque esta, na minha modesta opinião, é apenas fazer encontro com Deus através dos homens.


O Pde Jacinto, no seu comentário de ontem dizia mais ou menos isto: "(...) o que aplaudimos não foi o cantar bem, foi a alma que se pôs no que se cantou(...) levemos o louvor a Deus para as nossas vidas durante a próxima semana."
Continuemos, com muita simplicidade e humildade, a fazer de cada Domingo um momento de verdadeiro Louvor a Deus que nos impele à elevação da alma, principalmente à de toda uma assembleia que connosco vive a alegria da Ressurreição, domingo a domingo.

O aplauso

Há tempos andávamos com receio.

Receio do que estava para acontecer, das mudanças que nos queriam impor, em suma receio do desconhecido.

Mas o espírito inovador e criativo, a vontade de construir sempre mais e de mudar o imutável, o entusiasmo adolescente que nos caracteriza mesmo quando a maioria se aproxima a passos largos dos quarenta não nos deixou sucumbir a tamanho receio.

Os resultados estão à vista:

  • Novas vozes a cantar a solo (e bem!)
  • Novos arranjos em músicas do século passado...
  • Regresso de antigos elementos e...
  • O aplauso da comunidade!
O espanto foi visível nos rostos que coraram e nos que não conseguiam sequer olhar para a assembleia.


"Mas será que eles não sabem que estamos numa eucaristia?"
"Correu assim tão bem o cântico?"
"E agora o que fazemos?"

É fácil!

Continuamos como até aqui, com esperança, fé e vontade de não desistir!

O nosso apelo foi para que todos louvassem o Senhor (Laudate Dominum) e o aplauso da assembleia mais não foi do que a "aclamação festiva" à Ressurreição do Senhor!

É isso que continuaremos a fazer, ao nosso modo e enfrentando as resistências das mentes que vivem nas trevas e entre os espartilhos das convenções!

Laudate Dominum
Laudate Dominum
Omnes Gentes
Aleluia!!!

Vamos continuar!
Manu


PS - A propósito: esta semana o ensaio é à quinta-feira.
Não faltem!