Rumo à Festa

Cantamos na missa das 19h de domingo na paróquia da Amadora. Somos jovens... e menos jovens mas sempre com vontade de continuar a cantar porque: CANTAR É REZAR DUAS VEZES!

segunda-feira, abril 24, 2006

Laudate Dominum com direito a aplauso

Este foi decerto um momento de consternação para nós, mas de gratidão da assembleia para connosco pelo esforço e empenho que temos tido relativamente à animação da Celebração Eucaristica das 19h de Domingo através do canto. Pessoalmente interpreto as palmas como o estado de alma de uma assembleia que rejubilou e louvou connosco, concretizou-se espontaneamente o "Povos batei palmas, aclamai a Deus com Jubilo, Aleluia, Aleluia, Aleluia!"

Homens e Mulheres do RAF, poderemos até ser acusados de exibicionismo, mas o mérito ninguém nos pode tirar, mérito, não por sermos "muita bons", mas por contagiarmos uma assembleia que cada vez mais se torna participativa e alegre na festa da comunhão e da Páscoa do nosso Adorado Cristo.

Como participante no ICNE Lisboa 2006, em representação da nossa Paróquia, só posso dizer que Nova Evangelização é isto mesmo...é levar Cristo Vivo ao coração daqueles que ainda não conseguiram ressuscitar com Ele... é como aquele que ontem se dirigiu a nós, no final, e nos pediu a letra e a pauta do Laudate Dominum, "porque ía a passar lá fora e ouvi " e...tão simplesmente, entrou e se dirigiu a nós... só por isto já se fez Nova Evangelização...porque esta, na minha modesta opinião, é apenas fazer encontro com Deus através dos homens.


O Pde Jacinto, no seu comentário de ontem dizia mais ou menos isto: "(...) o que aplaudimos não foi o cantar bem, foi a alma que se pôs no que se cantou(...) levemos o louvor a Deus para as nossas vidas durante a próxima semana."
Continuemos, com muita simplicidade e humildade, a fazer de cada Domingo um momento de verdadeiro Louvor a Deus que nos impele à elevação da alma, principalmente à de toda uma assembleia que connosco vive a alegria da Ressurreição, domingo a domingo.

1 Comments:

  • At 27 abril, 2006 12:30, Blogger Celina said…

    Olá amigos.

    Partilho do sentimento aqui transcrito pela Julia e pela Manu - foi constrangedor aquele aplauso após o cântico de Acção de Graças.
    Constrangedor, mas ao mesmo tempo reconfortante.

    Enquanto cantámos a musica, reparei nas pessoas ali perto de nós. Umas faziam comentários entre si, outras pura e simplesmente ouviam.

    O Pe. Jacinto cantou connosco - de olhos fechados e transmitindo um sentimento de vida que me é impossível aqui transcrever (mas isso foi notório pelo comentário feito logo a seguir).

    Sei que quando queremos, e nos esforçamos, conseguimos levar, através da música, a mensagem de paz, esperança, alegria por estarmos a comungar da mesma fé.

    Se bem que actualmente forças externas nos tenham posto em dúvida o sentido de continuar o caminho que temos vindo a percorrer, este Domingo senti que não poderemos deixar que isso aconteça.

    Dentro das nossas "maluqueiras" (desculpem-me a expressão)
    "Há uma fé que alumia o nosso andar, uma esperança que nos leva a confiar (...)".

    Continuemos assim amigos: "Nosso amigo, Jesus nos guiará".

    Beijocas.

     

Enviar um comentário

<< Home