Rumo à Festa

Cantamos na missa das 19h de domingo na paróquia da Amadora. Somos jovens... e menos jovens mas sempre com vontade de continuar a cantar porque: CANTAR É REZAR DUAS VEZES!

segunda-feira, março 13, 2006

O meu balanço da reunião de sábado

Contar o que se passou no último sábado é fácil:
- um encontro de amigos;
- com um almoço divertido;
- um pequeno debate de ideias e opiniões;
- um lanche/jantar partilhado... e com cantigas!

Contar o que resultou deste sábado é mais difícil...

Pessoalmente, no sábado fiquei com a sensação de que tínhamos conseguido chegar a um entendimento e a acordo sobre a situação actual do RAF na paróquia. Fiquei com a sensação também de que havia um sentimento de união e que, assim, seríamos mais capazes de fazer face às adversidades com que nos temos deparado nos últimos tempos.

Hoje já não sei...

Depois de conhecer as opiniões de algumas pessoas que estiveram presentes parece-me que afinal há pessoas que sentem que "está tudo na mesma"...

Isso deixa-me apreensiva, triste e no contínuo desânimo.

Será que valeu apena lançar a confusão com a necessidade, para mim evidente, de pararmos e de falarmos sobre o que se está a passar?

Será que essa necessidade é verdadeira?

O que será que está em risco?

Como será que vamos continuar?

Será que vamos continuar?

Será que nas circunstâncias presentes eu consigo continuar?

Só espero não perder de vista as propostas (pouco visíveis para algumas pessoas) que foram lançadas no sábado...

... Que Deus nos e me ajude!

Manuela Gonzaga

3 Comments:

  • At 13 março, 2006 23:13, Blogger Jolia said…

    Olá Manela, boa noite!
    acabei de ler o teu balanço sobre sábado e não pude deixar de me sentir culpada pelo teu desânimo, confesso que se soubesse que te iria afectar tanto não o teria dito, pelo menos por agora.
    Penso que, tal como o Quim disse no passado Domingo, temos de nos manter unidos, no entanto sinto que através da minha opinião posso ter contribuido para algum mau estar e consequentemente algum desconforto na união, não era essa a minha intenção. Apenas quis dar a minha opinião em relação ao que senti e volto a repetir que acho que foi importante pelo convivio e pela "psicoterapia de grupo" tal como te disse, não era a brincar era mesmo a sério, e às vezes faz bem, mas achei exagerado e um bocadinho cansativo, acho que se deu demasiada importância ao que não é ESSENCIAL e assim não se avança.
    Qto às propostas também tenho pena de não ter visto nada de novo para além do que já estava a acontecer, à excepção das sugestões do Luís Gonzaga, teu irmão, que me pareceram realmente sugestivas, mas pouco eficazes a curto prazo na resolução dos problemas que estamos a sentir.
    Se soubesse que te iria desanimar e enfraquecer teria ficado calada, não gosto de contribuir para a tristeza dos outros, antes pelo contrário, gosto sempre de animar e motivar, mas acho que desta vez não fui muito feliz...peço desculpa, uma vez mais!
    Admiro-te imenso e fico triste por de alguma forma ter contribuido para o teu mau estar, não era minha intenção!
    Bjocas
    Júlia

     
  • At 14 março, 2006 15:58, Blogger Manuela Gonzaga said…

    Não fiquei triste com o teu comentário, até porque não foi o único que recebi com o mesmo sentimento.

    A minha tristeza não foi pelo teu comentário, mas pelo que ele implica em termos de grupo.

    Às vezes acho que tenho uma visão demasiado romântica das coisas por isso os sentimentos resultantes são equivalentes...

    Mas como em tudo, nada como um dia atrás do outro.
    Beijinhos
    MG

     
  • At 14 março, 2006 21:15, Blogger Lugo said…

    Como já tive oportunidade de comentar com a Manela, a reunião teve duas partes: 1) a discussão da situação presente (e passada); 2) a partilha de propostas de futuro.

    Acho que o tempo que demos a cada uma destas partes foi desproporcionada. Falou-se demasiado da situação actual (e como não é propriamente animadora, dá sempre aquele amargo de boca) e falou-se muito pouco daquilo que nos anima e motiva: a visão do futuro, os novos projectos e iniciativas.

    Para que estes passem à realidade, vou tentar enumerá-los e apresentá-los de uma forma organizada (num novo post deste blog).

    Luís

     

Enviar um comentário

<< Home